top of page

TEMAS DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS E MINICURSOS

Minicursos - 10/11/2022 - Quinta-feira

Princípios político-ideológicos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Me. Cleyson Mendes Soares)
Resumo: A proposta de minicurso possui como tema a BNCC e seus impactos na Educação Básica, a partir da sua homologação em 22 de dezembro de 2017. O objetivo da discussão é analisar os princípios político-ideológicos presentes neste documento normativo e suas consequências enquanto política pública. Tais princípios influenciam o entendimento sobre o papel do Estado e a função social da Escola, afetando os instrumentos utilizados na gestão e na administração pública por meio de políticas públicas educacionais que visam uma concepção de sociedade permeada por critérios políticos e ideológicos, elemento presente em ações do Estado que permitem o crescimento da interferência da sociedade civil a partir da lógica do mercado. Este minicurso será dividido em duas partes: primeiro momento de abordagem expositiva com duração de três horas sobre o tema, a partir das referências indicadas, propondo questões mediadoras para auxiliar na compreensão do objetivo proposto e interação dos participantes. Segundo momento com duração de uma hora para discussão das questões mediadoras, perguntas elaboradas pelos próprios participantes e considerações finais.




 

Seminários Temáticos - 11/11/2022 - Sexta-feira

Práticas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem (Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério)
Ementa: No contexto educacional, a interação de fatores ambientais e fisiológicos podem influenciar as transformações que ocorrem durante o processo de ensino e aprendizagem escolar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação Básica abarca a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, sendo direito de todos. Sua estrutura precisa estar centralizada no aprendiz, com estratégias e recursos lúdicos, apresentando características diferentes em cada nível de ensino. Ou seja, deve-se levar em conta o desenvolvimento do aprendiz (física-motora, cognitiva, sócio-afetiva e da linguagem) e características individuais. Além disso, deve ser baseada em evidências científicas que comprovem a efetividade das estratégias utilizadas para ensinar. Nesse sentido, o presente simpósio temático objetiva discutir os trabalhos que corroboram com práticas educacionais baseadas em evidências que objetivam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
 Endereço sala Meet. https://meet.google.com/bsa-ygrx-rdw



Metodologias de Pesquisa Qualitativa em Educação (Dra. Juliane Priscila Sacks, Dr. George Francisco Santiago Martin e Dr. Jonis Jecks Nervis)
Ementa: A introdução das pesquisas qualitativas em Educação proporcionou mudanças no entendimento de conceitos, objetos e fenômenos da Educação, em suas dimensões sociais, culturais e institucionais, antes não captadas por estudos exclusivamente quantitativos, possibilitando, assim, avançar nos conhecimentos desse campo. Ao longo de décadas, essas pesquisas têm se diversificado tanto teórico-epistemologicamente quanto metodologicamente, tendo multiplicado os seus procedimentos e técnicas para abarcar as dinâmicas dos contextos educacionais complexos e culturalmente diversificados, locais de disputas de valores frente aos interesses hegemônicos de um sistema econômico globalizado (ZANETTE, 2017). Diante disso, torna-se necessária a constante criação de espaços para estudar, refletir e debater criticamente essa temática, motivo pelo qual se propõe este seminário, que aceitará trabalhos que discorram sobre as metodologias, procedimentos ou técnicas empregadas na pesquisa qualitativa, enfocando em suas possibilidades e contribuições para as investigações na Educação.
Endereço sala Meet. meet.google.com/fwu-xhqh-xgj


Temas de Gestão Educacional Escolar: Desafios e Possibilidades (Dr. Luiz Antonio de Oliveira e Ma. Daniela Rodrigues Martelini Rahuam)
Ementa: Discutir “A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica” enquanto rompimento do senso comum e a elevação cultural da classe trabalhadora docente; “A utilização da audiodescrição no ensino de História para alunos cegos”; E o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sala Meet. https://meet.google.com/ghg-yhgw-jma


Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Básica (Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter e Dra. Marisa Noda)
Ementa: Na última década, enfrentamos tramas do contexto político de desmonte planejado da escola pública, o que impõem a necessidade de discutir sobre a educação e seus encaminhamentos, as questões que impactam nas escolas, no trabalho pedagógico e na sociedade. No processo de precarização das estruturas educativas e da profissão docente, já de longa data no interior dos ataques neoliberais que se arrastam desde os anos 1990, e que atingiu o ponto mais crítico a partir do golpe midiático-civil-militar-jurídico de 2016, é imperativo que compreendamos a educação escolar como um ato dialético. A PHC foi elaborada por Dermeval Saviani no final dos anos de 1970 e se encontra na fase de elaboração coletiva para a sua objetivação e no sentido de materializar propostas de intervenção nos diversos níveis da educação formal. Nesse sentido, esta proposta de Simpósio Temático (ST) visa congregar trabalhos de pesquisa que investiguem as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para a Educação Básica a partir das interfaces entre as práticas pedagógicas docentes, as políticas educacionais e a história da educação brasileira. Também serão aceitos trabalhos que investiguem o método que fundamenta esta teoria pedagógica, o materialismo histórico-dialético, perspectiva que parte da premissa de que o concreto é síntese de múltiplas determinações e deve ser o ponto de partida para a elaboração de uma pedagogia transformadora e emancipadora.
 Endereço sala Meet. https://meet.google.com/qbs-tvyh-fuc
bottom of page