top of page

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

Título: O processo de ensino-aprendizagem e suas práticas  

Proponente: Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério

 

Ementa: No contexto educacional, a interação de fatores ambientais e fisiológicos podem influenciar as transformações que ocorrem durante o processo de ensino e aprendizagem escolar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação Básica abarca a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, sendo direito de todos. Sua estrutura precisa estar centralizada no aprendiz, com estratégias e recursos lúdicos, apresentando características diferentes em cada nível de ensino. Ou seja, deve-se levar em conta o desenvolvimento do aprendiz (física-motora, cognitiva, sócio-afetiva e da linguagem) e características individuais. Além disso, deve ser baseada em evidências científicas que comprovem a efetividade das estratégias utilizadas para ensinar. Nesse sentido, o presente simpósio temático objetiva discutir os trabalhos que corroboram com práticas educacionais baseadas em evidências que objetivam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Título: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Básica

Proponentes: Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Dra. Marisa Noda, Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter e Dr. Antonio Carlos de Souza

 

Ementa: Nas últimas décadas, o modo de produção capitalista e estado liberal, na sua constante crise estrutural, vem intensificado as ofensivas para a manutenção de sua hegemonia. Para isso, a utilização de todos os meios expansionistas para manter a propriedade privada, a ampliação do capital, com o aparelhamento privado dos espaços públicos, como o empresariamento na educação. Este movimento está presente nas atuais reformas educacionais, como do Ensino Médio, na Base Nacional Comum Curricular, na BNC-Formação, onde a educação pública aparece subordinada à lógica da mercadoria. Diante deste estado de coisas, a necessidade da reflexão, da pesquisa, na busca de compreensão “radical, crítica, de conjunto” (Dermeval Saviani), na perspectiva do materialismo histórico-dialético, assumida pela Pedagogia histórico-crítica (PHC), na sua visão de mundo, método científico e práxis política transformadora, na construção da emancipação humana. Esta proposta de Simpósio Temático (ST) visa socializar pesquisas nesta perspectiva teórica, que investigam políticas públicas, práticas pedagógicas, história da educação, nas concretas temáticas educacionais e sociais, relacionadas à Educação Básica.

 

 

Título: Estudos sobre política, educação e emancipação 

Proponente: Dr. João Vicente Hadich Ferreira

 

Ementa: Pensando uma educação política (ADORNO, 1995) como necessária para o processo de emancipação humana, o simpósio propõe-se como provocação para o exercício do pensamento (ARENDT, 2004), condição para a resistência contra a barbárie que, desde Auschwitz, se instalou na existência humana. Romper com o “estado de exceção” (BENJAMIN, 2012) a que estamos submetidos, implica uma educação política em sua possibilidade de formação para a existência democrática contra todo autoritarismo e seus projetos totalitários e fascistas. A formação política é possibilidade emancipatória e, o pensamento, substrato para a sua realização. Emancipação, nesse sentido, é vivenciada na esfera pública, democrática, de pessoas emancipadas, que realizem a inter homines esse, ou seja, a existência entre os semelhantes, fundamental para a liberdade humana de agir em conjunto e transformar o mundo. Nesse sentido, esse Simpósio Temático propõe a discussão de estudos, ensaios e autores afeitos à essas questões.

 

 

Título: A pesquisa qualitativa e suas metodologias de investigação

Proponentes: Dr. George Francisco Santiago Martin, Dra. Juliane Priscila Sacks, e Dr. Jonis Jecks Nervis


Ementa: Com a inserção das pesquisas qualitativas em Educação houve mudanças no entendimento de conceitos, objetos e fenômenos da Educação, em suas dimensões sociais, culturais e institucionais, antes não captadas por estudos exclusivamente quantitativos, possibilitando, assim, avançar nos conhecimentos desse campo. Ao longo de décadas, essas pesquisas têm se diversificado tanto teórico-epistemologicamente quanto metodologicamente, tendo multiplicado os seus procedimentos e técnicas para abarcar as dinâmicas dos contextos educacionais complexos e culturalmente diversificados, locais de disputas de valores frente aos interesses hegemônicos de um sistema econômico globalizado (ZANETTE, 2017). Diante disso, torna-se necessária a constante criação de espaços para estudar, refletir e debater criticamente essa temática, motivo pelo qual se propõe este seminário, que aceitará trabalhos que discorram sobre as metodologias, procedimentos ou técnicas empregadas na pesquisa qualitativa, enfocando em suas possibilidades e contribuições para as investigações na Educação.

bottom of page